Escoceses dizem naw, naw, naw

  • Por Caio Blinder
  • 18/09/2014 20h26
  • BlueSky

A Escócia com seus 5.3 milhões de habitantes não é o centro do universo. mas o referendo sobre a independência desta quinta-feira não tem impacto meramente local nem meramente britânico. Existe uma ansiedade global.

Como escreve Philip Stephens no Financial Times, o “mundo está dizendo não à separação escocesa”. Nas principais capitais mundiais existe perplexidade (por que desfazer uma das mais bem sucedidas uniões da história?) e alarme sobre o que isto significará para o futuro da Grã-Bretanha e da União Europeia. Há também questões sobre a eventual presença de uma Escócia independente na Otan, a aliança militar ocidental.

Como eu disse, essas tensões no mundo ocidental são conviniente para Vladimir Putin. O presidente russo hoje é um campeão da xenofobia, um inspirador de vários movimentos populistas e extremistas na Europa, em geral de direita.

O líder nacionalista escocês Alex Salmond obviamente não está na faixa de Putin, embora tenha sido um pavor seu elogio ao nosso homem em Moscou por ter restaurado o orgulho russo. Salmond corre pela esquerda e líderes nacionalistas na Europa são muito mais xenófobos do que ele. O problema é que Salmond removeu a roupagem do nacionalismo cívico para atuar em um sombrio jogo da política de identidade.

As aspirações nacionalistas, étnicas, religiosas e tribais estão em alta no mundo. Com o fim da Guerra Fria, os solavancos gerados pela globalização e o ritmo vertiginoso da modernização, a identidade substitui o primado da ideologia.

Além da dose, esta política da identidade se torna perigosa, explosiva. No caso do Oriente Medio, temos desdobramentos ensandecidos, com a barbárie de extremistas islâmicos. Na Europa civilizada do pós-guerra, vemos a ascensão de partidos de extrema-direita, até na tolerante Suécia. No caso específico da Escócia, um eventual triunfo do sim (a independência) irá nutrir o nacionalismo inglês e acelerar a saída do que sobrou da Grã-Bretanha da União Europeia.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.