Esper Chacur conversa com enólogos sobre vinhos naturais
Em mais uma edição da Enoteca JP, o especialista Esper Chacur conversou com os enólogos Lis Cereja e Ramatis Russo sobre vinhos naturais e culinária orgânica criativa em São Paulo. De acordo com Lis, o vinho natural é aquele que não tem nada adicionado nem nada retirado, ou seja, é o vinho mais próximo possível do que seria, realmente, o primeiro vinho feito só de uvas.
“O vinho natural é um vinho como se fazia antigamente, sem produtos químicos, sem conservantes, sem tanta intervenção humana”, explicou.
Já Ramatis comentou como se trazer um vinho da europa para o Brasil sem que ele perca suas qualidades de origem. O assunto, segundo o especialista, ainda é um forte dilema que ocorre entre os consumidores de vinhos.
” Muitos consumidores optam muitos por acrescentar uma pequena quantidade de sulfito, que é principal conservante pra ser colocado no vinho, e optam para uma quantidade para exportação. Mas é sempre uma quantidade muito baixa, que não gira em torno de 10 miligramas por litro no máximo. Muitas vezes, por outro lado, produtores optam em não colocar esse conservante e dizem que o vinho precisa de um tempo necessário de descanso logo que ele chega no país”.
Para saber mais sobre o tema, ouça o áudio completo na reportagem
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.