Essa gente precisa aprender que presunção de inocência não quer dizer impunidade

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2015 20h50
Antonio Cruz/Agência Brasil Eduardo Cunha fala à CPI da Petrobras

Pergunta: Que lições trazem para a política brasileira o depoimento de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras e as visitas de solidariedade do PSDB ao investigável senador Anastasia, de Minas Gerais?

Resposta: Rios de baba correram na Praça dos Três Poderes durante o depoimento do presidente da Câmara dos Deputados, o famoso Eduardo Cunha, do PMDB, na CPI da Petrobras.

Foram depoimentos e mais depoimentos do governo e da oposição a favor, com elogios, ao ilustre deputado que vai ser investigado pelo MP e pela PF, sobre a coordenação do juiz Sérgio Moro e depois do ministro Teori Zavascki, do Supremo.

Eu quero lembrar que existe a presunção da inocência, traduzida no famoso ditado latino, hoje, de preferência do Lula, “indubio pro reu”. Na dúvida a favor do réu. Ele vale na abertura da investigação, ou seja, o cidadão tem que ser investigado, ele não pode ser incriminado por algo a respeito da qual ele não tenha apresentado defesa. E na hora da sentença.

Se não aparecerem elementos fortes para condená-lo, ele não pode ser condenado. Isso não vale ao longo da investigação e do processo. Ao longo da investigação e do processo vale a pesquisa, a investigação, o inquérito policial.

Vale para Eduardo Cunha, que está bastante incriminado, segundo reportagem de “O Globo”. E vale também para Anastasia, acusado por um policial aposentado solidário.

Acontece o seguinte: os depoimentos bajulatórios lá na CPI não ajudam o Eduardo Cunha em nada, a não ser sua vaidade; seu ego deve sair transbordante da sessão, mas no processo em si, na Lava Jato, ele não ajuda em nada.

Da mesma forma, as visitas de solidariedade da cúpula do PSDB a Antonio Anastasia, em nada vão prejudicar a investigação do MP e nem ajudar o Senador.

Só prejudica o PSDB, que perde completamente qualquer autoridade, para cobrar qualquer coisa contra o governo, o PT, na questão das petro roubalheiras. Essa gente precisa aprender que presunção de inocência não quer dizer impunidade. Impunidade nunca.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.