Evite confusão e sociabilize cães e gatos de forma gradativa

  • Por Jovem Pan
  • 19/02/2016 19h38
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil gato (agência brasil)

O consultor em comportamento animal Alexandre Rossi fala, no boletim Pet na Pan, sobre a convivência entre cães e gatos.

Você sabe por qual motivo os cães atacam gatos? Os cães vêm de animais predadores que caçam para se alimentar e o gato, às vezes, se comporta exatamente como uma caça.

Desde a maneira como se locomove, se esconde e depois que ele sai correndo para subir em uma árvore ou tentar escapar. Todos esses comportamentos acabam sendo muito estimulantes para um cão que está preparado geneticamente para correr atrás e tentar pegar essa presa.

Conforme o cachorro vai tendo mais contato com gatos, ele vai cada vez associando mais esse comportamento de presa com gatos. Até que num determinado momento, só de ver um gato ele já fica com vontade de caçá-lo.

Já com os gatos, quanto mais vezes um cachorro correr atrás deles, mais medo eles vão ter e mais irão se comportar como presas. Mas é totalmente possível ensinar gatos e cães a se darem bem.

A melhor fase para se fazer isso é enquanto eles são filhotes, porque estão em fase sensível ao aprendizado, que vai ficar muito mais fácil de não enxergar o gato como presa no futuro.

Mesmo cães ou gatos adultos que não tenham sido sociabilizados pode fazer aproximação gradativa e mostrar que o comportamento do cão de querer caçar o gato não será aceito e, ao mesmo tempo, mostrar para o gato que ele não precisa sair correndo.

O ideal é estudar um pouco esse processo antes de colocá-lo em prática ou contratar um adestrador para ajudá-lo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.