Executivo exonera 156 agentes por envolvimento em atos ilícitos

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2015 12h36
Marcello Casal Jr/ABr carteira de trabalho

Essa é para quem acha que a corrupção está só em Brasília, para quem acredita que só existe corrupto de terno e gravata, em cargo político. Nada disso. De 2003 a 2015, segundo informação da Controladoria Geral da União, 5.390 servidores públicos foram expulsos por acusação de corrupção, uma média de mais de um funcionário por dia. É muita gente. É muita corrupção.

Só nos primeiros três meses deste ano, o Executivo Federal exonerou 156 agentes públicos por envolvimento em atos ilícitos. Foram expulsos funcionários corruptos da administração federal em quase todos os Estados. As únicas exceções foram o Piauí e Sergipe.

No ano passado, o Executivo bateu recorde de expulsões de corruptos. Foram 550 servidores exonerados – o maior número em 12 anos.

Além de ficar inelegível por 8 anos, o servidor ou agente público flagrado em corrupção é impedido de ocupar cargo público por cinco anos e também responde a processo para ressarcir os cofres públicos. E se o corrupto for um servidor aposentado ele pode perder o direito ao benefício. Os nomes dos servidores corruptos constam lá no Cadastro de expulsões do Portal da Transparência. É como se eles ficassem fichados.

Ficou com pena? Eu não. Todo castigo para corrupto ainda é pouco.

O corrupto é uma praga que se espalha pelo país, envergonhando o funcionalismo público, corroendo nossa dignidade, contaminando nossas instituições, e causando enorme prejuízo a todos nós cidadãos. Os corruptos são, como bem colocou o ministro Celso de Melo, os “profanadores da República”.

Por causa dos corruptos, a saúde vai sempre mal, a educação é precária, a segurança capenga. Graças aos corruptos faltam médicos, remédios, leitos, livros, transporte, segurança, presídios, paz social…

Por que o recurso que deveria servir o cidadão, acaba encontrando, pelo caminho, um servidor sem ética, um político imoral, um fiscal venal… E o dinheiro que é do povo e deveria voltar para o povo acaba desviado para o bolso desses malandros. Quando o corrupto ganha, perdemos todos nós.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.