Fim do embargo entre Cuba e EUA é o ápice do processo de aproximação

  • Por Jovem Pan
  • 21/07/2015 19h00
  • BlueSky
Grafite com imagem do herói revolucionário Ernesto "Che" Guevara e uma bandeira cubana, em Havana, Cuba, em maio. 28/05/2015 REUTERS/Enrique de la Osa Reuters Cuba e Eua vão reabrir embaixadas

Nêumanne, qual é realmente o maior feito do presidente democrata Barack Obama em suas duas gestões nos Estados Unidos?

Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência nos Estados Unidos, acabou com a intervenção amerciana no Iraque, etc, etc. No entanto, talvez o seu maior feito geopolítico que vai entrar definitivamente para a história é o que está acontecendo nesta segunda-feira, em Washington e em Havana.

Em Washington, está sendo aberta uma embaixada de Cuba. E em Havana, está abrindo uma embaixada dos Estados Unidos. Além do feito histórico dos Estados Unidos estarem abrindo negociações e abrindo relações diplomáticas com a ilha do Caribe, há uma questão ainda a ser considerada: está corrigindo o maior erro cometido em sua história.

O bloqueio economico americano, que será uma consequencia dessa troca de aberturas de embaixadas, é uma das coisas mais estúpidas que alguém podia ter feito. Porque não adiantou nada, os irmaos Castro continuam no poder em Cuba, puniu o povo cubano.

Ou seja, só pode ter aumentado o ódio antiianque do povo cubano, o que foi acrescentado ainda da presença completamente sem sentido; sem nexo da prisão de Guantánamo em território cubano. Cuba é um regime comunista, foi implantado pela Rússia no calcanhar da Flórida para perturbar o gigante ianque, mas os Estados Unidos é o grande paladino da democracia ocidental.

E tudo que os Estados Unidos tinham que eu fazer era desde sempre ter suportado cuba e, sobretudo tudo, não ter patrocinado esse embargo economico que empobreceu o povo cubano e não tirou um centavo da fortuna dos irmãos Fidel e Raul Castro, que são verdadeiros nababos à custas da miséria do povo cubano, mas a custa também do embargo americano.

Além do mais os dois encontraram nesse embargo um bom motivo político e publicitário para combater o grande ianque do norte. É um momento histórico, merece ser festejado como tal, e agora vamos esperar o fim do embargo.

O fim do embargo é o ápice desse processo de aproximação.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.