Gatos também podem aprender truques e comandos
O consultor em comportamento animal Alexandre Rossi fala, no boletim Pet na Pan, sobre a habilidade dos gatos em aprender truques.
Entre as muitas atividades que podemos proporcionar ao nosso bichano, ensinar comandos é uma bastante interessante e desafiadora – que pode inclusive melhorar a relação entre você e ele.
Os gatos também precisam de interação com as pessoas da casa, estímulos para brincar e se exercitar para ter uma vida mais saudável.
Mas antes de começar a treinar os comandos com ele, é legal descobrir algum petisco que ele tenha muito interesse. Essa será a recompensa por ele ter feito o comando que você pretende que ele execute. Depois que ele já souber fazer, comece a associar com um comando verbal.
Tenha sempre em mãos um marcador de acerto: pode ser um clicker, equipamento que emite um estalo e é facilmente encontrado em pet shops, ou faça você mesmo um estalo com a boca.
Se você tem um bichinho não sociável ou agressivo em casa, é importante treiná-lo para mudar esse comportamento antes de ensinar os comandos, evitando eventuais acidentes.
Além disso, tenha paciência e não tente forçar o gatinho a fazer o comando que você quer. Forçar vai tornar a atividade um incômodo, não uma interação prazerosa e divertida. Todos os comandos precisam de repetição para serem bem assimilados pelo animal. Quanto mais ele treinar, melhor vai aprender.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.