A gigante das telinhas norte-americanas em prova na Rio-2016

  • Por Caio Blinder
  • 09/08/2016 09h58
Wikimédia/divulgação NBC ESTÚDIOS

 Sabemos que uma palavra de ordem no esporte e na política no Brasil é vaia, medalha de ouro, campeã, é recordista. E aqui nos Estados Unidos, muita gente está vaiando a rede NBC de televisão por sua cobertura olímpica. A vaia é implacável demais para o meu gosto. De qualquer forma, a jogada da rede não é ficar meramente no esporte, mas investir em narrativas sobre atletas, romancear o evento. 

Nada de novo, sabemos que isto já um padrão de cobertura de esportes em todas as partes e um dos motivos desta jogada é cativar a audiência feminina. 
Mas, falando em audiência, alguns problemas nos números da NBC, que tem os direitos de transmissão olímpiica nos Estados Unidos desde 1988 e estes direitos devem persistir até 2032.
Pois bem, o mundo elogiou a cerimônia de abertura na sexta-feira, mas a audiência da NBC caiu em 35% em relação à cerimônia de Londres em 2012. Agora foram 26.5 milhões de espectadores, ante quase 41 milhões há quatro anos. Mesma coisa no primeiro dia de competições. Queda de 28% no sábado. 
Estamos falando de quem ficou na frente da telinha em tempo real na sexta-feira, não nas plataformas digitais ou gravando. 
Mas, falando em gravação, aí está o problema, um dos motivos de vaias. A NBC exibiu a festa com uma hora de atraso na costa leste americana e com quatro na oeste. 
No entanto, a audiência digital da NBC está aumentando, o que anima o conglomerado de comunicações, pois aí está o futuro. Assim, de fato, é complicado comparar audiência de 2012 com a de 2016, pois os hábitos dos consumidores estão mudando de forma vertiginosa na era digital. A era digital muda de forma vertiginosa.
Em uma era de transição na mídia e nas comunicações, a NBC quer provar que gigantes tradicionais não apenas sobrevivem na selva, mas evoluem. Audiências estão mais fragmentadas. São tantas ofertas de plataformas, mas eventos clássicos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos ainda servem para mostrar o vigor dos dinossauros. A prova está que a NBC vendeu um quantidade recordista de comerciais, superando de longe o que faturou na Olimpíada de 2012, mesmo com declínio da audiência tradicional de televisão.
No total, a NBC deve transmitir 6.700 horas de cobertura ao vivo dos jogos, em 11 canais e nas plataformas digitais. De acordo com uma pesquisa, quase 80% dos jovens americanos dizem que vão acompanhar os jogos olímpicos em alguma plataforma digital, inclusive telefone.

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