Governo esconde dados do eleitor para depois da eleição

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2014 14h28

Primeiro foram os números da economia, agora sáo com os índices em geral que o governo Dilma vem se peleando. Os próprios institutos ligados ao governo que sempre tiveram credibilidade vem sendo boicotados quando os indicadores não favorecem. Isso náo aconteceria se a presidente náo fosse também candidata.

Vamos à lista:

  • IDEB – normalmente divulgado até agosto, o indicador do desempenho dos alunos em português e matemática ficou abaixo da meta – que já era modesta. O governo segurou a divulgação do indicador, até setembro, com medo do impacto negativo na campanha eleitoral e reflexo na eleição
  • Arrecadação – a receita federal deixou para depois das eleições o anúncio que ocorre até dia 25 em tempos normais. Se for mantida a tendência, é mais um dado desfavorável ao governo.
  • IPEA – o Instituto náo pode divulgar que a miséria caiu em 2013, a pretexto de ser período eleitoral. Pesquisadores independentes do IETS – Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – usaram a mesma base de dados do governo e concluíram que a miséria parou de cair desde 2011 e que houve até um aumento de indigentes: 200 mil pessoas… Portanto, na segunda metade do governo Dilma. O diretor do IPEA pediu demissão.
  • Desmatamento – A ONG Imazon aponta um aumento de 290% em relação a setembro de 2013. Aqui também o governo adiou a divulgação mensal, com a desculpa de precisar de imagens mais precisas. Vai publicar os dados da devastação ambiental de agosto e setembro, só em novembro.

Por essas e outras, no final do ano conheceremos um outro país, o real. Náo aquele da ilha de caras, mostrado pelo marketing eleitoral na TV.
Só para ficar nesses 4 casos, sem falar no IBGE e outras instituições, que o governo vem desafiando, porque quer continuar no poder. Institutos sérios, dos quais os técnicos sempre se orgulharam, pela seriedade… A eleição para o futuro presidente, domingo, tá aí. Façam suas apostas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.