Imagem da Petrobras no exterior é péssima

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2014 16h14

A Petrobras e os rombos estão em todas as partes, inclusive nos Estados Unidos.

O último lance é a ação coletiva protocolada na segunda-feira (08) por investidores americanos em brasileiros em um tribunal de Nova Iorque.

Nesta ação coletiva, em nome dos investidores que compraram ações da companhia na Bolsa de NY, a empresa brasileira é acusada de emitir declarações falsas e de não revelar “a cultura de corrupção dentro da companhia com esquema multibilionário de lavagem de dinheiro e subornos desde 2006”.

Os investidores acusam a estatal brasileira de ter penalizado seus acionistas ao superfaturar o valor de suas propriedades e equipamentos usando os valores excedentes para desvios a partidos políticos.

Os acionistas se sentem lesados pelo esquema de corrupção e apresentaram os dados sobre os preços das ações que caíram de cerca de US$ 34 dólares em 2010 para cerca de US$ 11 dólares em novembro desse ano, em uma queda de 69%.

A imagem no exterior da Petrobras é péssima e esses investidores que movem ação coletiva em Nova Iorque a embasam com declarações da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, que fora informada pela empresa holandesa SBM que funcionários da estatal tinham recebido propina da companhia. Isso nao foi informado aos seus acionistas, ferindo a legislação americana.

Somente nos Estados Unidos, é o terceiro episódio da Justiça envolvendo a Petrobras.

*Confira o áudio completo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.