Indícios apontam que economia brasileira pode ter passado fase mais negativa
São vários os indícios de que a economia brasileira pode ter ultrapassado a fase mais negativa. Não que alguns indicadores não possam piorar. Um deles é o mercado de trabalho. Atividade ainda fraca, vários setores continuam demitindo e os empresários só devem voltar a contratar pra valer quando houver segurança quanto à retomada do movimento.
Mas no geral, até em função de movimentos cíclicos, a economia já pode ter batido no fundo do poço e, a partir daí, começa a apresentar dados melhores. Um quadro político mais definido pode ajudar com certeza, principalmente no que se refere aos investimentos. É preciso maior confiança até pra atração do capital externo, daquele dinheiro de longo prazo. Não o que vem apenas para aproveitar as oportunidades da bolsa ou juros altos.
E o governo deve trabalhar nesse sentido, acelerando as concessões e privatizações. Agora, é importante que o governo não se iluda com os sinais de melhora da economia. Se ele não trabalhar de uma forma firme e consistente para o reequilíbrio das contas públicas, essa retomada da atividade vai ser curta.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.