Istambul: cidade vibrante e que atende a todos os bolsos

  • Por Jovem Pan
  • 31/08/2015 20h18
Istambul

Olá ouvintes de Minuto Turismo, hoje vamos falar de Istambul, a maior cidade da Turquia, um país fértil, estratégico e montanhoso.

Sobre ela, o Nobel de Literatura Josef Brodsky escreveu em “Fuga de Bizâncio”: “Istambul é um lugar onde a geografia encontra a história.”

Dividida pelo estreito de Bósforo, Istambul, que tem uma parte de seu território no continente europeu e outra parte na Ásia Menor, é uma metrópole onde vivem 14 milhões de pessoas e que, historicamente, já foi capital dos impérios bizantino, romano e otomano.

Há marcas desse passado no museu e antigo templo de Aya Sofia, forrado de mosaicos bizantinos; nos azulejos e nos lustres da imensa Mesquita Azul; nas adagas de cabo de esmeralda e nos tesouros guardados no museu Topkapi.

Para chegar lá, há vôos diários e diretos –ou seja, sem escala– que ligam São Paulo a Istambul em 14 horas.

E aposto que, assim que colocar os pés em Istambul, você vai logo querer visitar o Grande Bazaar e o mercado de Especiarias!

Mais e mais turistas do Brasil se descobrem em Istambul, uma cidade vibrante, com hotéis simpáticos e econômicos e também com hotéis ultrachiques, caso dos históricos Pera Palace, perto da praça Taksim, e do Ciragan Kenpinsky, um palácio otomano diante do canal do Bósforo.

E você, vai colocar a Turquia no seu roteiro de viagem ou vai ficar aqui mesmo, dando uma de sultão aposentado?