Je Suis Moro: os brasileiros encontraram um novo herói?

  • Por Jovem Pan - Nova Iorque
  • 18/08/2015 15h36
SÃO PAULO,SP,14.05.2015:LANÇAMENTO LIVRO "BEM VINDO AO INFERNO" - Juiz Sérgio Moro deixa o lançamento do livro ?Bem Vindo ao Inferno? na livraria Cultura na Avenida Paulista, em São Paulo, SP, na noite desta quinta-feira (14). (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress) Folhapress Juiz Sérgio Moro em lançamento de livro em SP

O jornalista Juan Arias, do diário espanhol El País, escreveu texto com o título Je Suis Moro. Ele diz que entre as novidades dos protestos de domingo no Brasil, o mais significativo foi que os brasileiros encontraram um novo herói. Lula que já foi ídolo de tanta gente, agora é o velhaco, o boneco inflável vestido de presidiário.

Moro, como escreve Arias, é o “Homem-Aranha que está expondo as vísceras da corrupção política e empresarial na Operação Lava Jato. Arias arrisca que a mudança de herói “talvez tenha sido mais significativa do que o grito de Fora Dilma, que ressoou por todas as ruas e praças ocupadas pelos manifestantes”.

Bem, eu me limito a dizer que o Fora Dilma e a mudança de herói fazem parte de um pacote de indignação e de busca de alguma esperança para o país. Juan Arias, um excelente texto, tem um parágrafo lapidar e eu aproveito para uma novidade gráfica na coluna, que já teve novidades nesta área desde segunda-feira.

Ele diz: A novidade é que, pela primeira vez, a grande aposta da sociedade brasileira é a da luta contra a corrupção, contradizendo os que ainda defendiam que o Brasil se acomodava a ela, já que era algo característico da idiossincrasia deste país, refletida no famoso jeitinho brasileiro.