Lula não tem nenhum escrúpulo

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2015 20h20
  • BlueSky
SÃO PAULO, SP. 14.09.2013: REUNIÃO/PT - Encontro do PT estadual durante a manhã deste sábado na quadra dos Bancários, região central da capital. O evento serve para discutir a organização partidária e conjuntura política do PT em São Paulo. Presentes: Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, Ruy Falcão, presidente do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Alexandre Padilha, ministro da Saúde. (foto: Danilo Verpa/Folhapress) Danilo Verpa/Folhapress Ex-presidente Lula discursou no encontro estadual do PT de São Paulo

Pergunta: Será que o pessoal do PT largou mão da utopia e está só pensando em cargos e, por isso o partido está fraco?

Resposta: Luís Inácio Lula da Silva é o ex-presidente mais popular da história da política brasileira e o político mais hábil que o Brasil já teve. Isso não é necessariamente um elogio. Sempre que eu falava isso quando escrevi o livro “O que sei de Lula”, muita gente achava que eu tava elogiando o Lula. Não é não.

Para ser político ele tem um defeito que o Brizola vivia apontando, seu companheiro e às vezes adversário: que ele não tem escrúpulo nenhum. A prova de que o Lula não tem escrúpulo nenhum é que menos de dez dias do PT realizar seu quinto congresso em Salvador, decidindo manter o status quo partidário e frustrando setores que esperavam por mudanças radicais, ao lado do presidente do Partido Social Operário Espanhol e ex-presidente do governo da Espanha, Filipe Gonzales, o Sr. Luis Inácio Lula da Silva, duas vezes ex-presidente da República, fez uma das mais duras críticas públicas a legenda que ajudou a fundar há trinta e cinco anos e que levou ao poder federal depois de ter conhecido vitórias em estados e municípios.

No instituto Lula, Lula disse que temos que definir se queremos salvar nossa pele e nossos cargos, ou se queremos salvar nosso projeto. Trata-se de uma declaração estapafúrdia.

Em primeiro lugar, por que Lula antes de fazê-la repreendeu firme e até grosseiramente os companheiros do PT que não impediram que o Sr. Okamoto, presidente do Instituto Lula fosse, como terminou sendo, convocado para falar, para prestar depoimentos, na CPI da Petrobras, para explicar doações generosas de empreiteiras como a Odebrecht e a Camargo Correa, a esse mesmo instituto Lula.

Empreiteiras estas envolvidas no escândalo do petrolão, devassado pela famosa Operação Lava Jato. A conclusão que se tira depois do discurso do Lula no instituto, ao lado de Gonzáles, na segunda feira, é que ele se lança agora como o grande líder da oposição à Dilma e ao PT, para ter viabilidade para continuar no poder, ganhando mais um mandato em 2018. Se ele vai ter sucesso ou não, condições ou não, é outra história, mas que o projeto dele é esse é, e que ele é muito cara dura ele é. Mas sempre foi.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.