Macron faz movimento inteligente e se equilibra para o centro

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2017 09h41
YV111 PARÍS (FRANCIA) 15/05/2017.- El recién nombrado primer ministro de Francia, Édouard Philippe, tras la ceremonia de traspaso de poderes celebrada en París (Francia), hoy, 15 de mayo de 2017. El presidente de Francia, Emmanuel Macron, nombró hoy como nuevo primer ministro a Édouard Philippe, hasta ahora diputado en la Asamblea Nacional por el partido conservador Los Republicanos y alcalde de la ciudad portuaria de Le Havre (norte). EFE/JULIEN DE ROSA EFE/JULIEN DE ROSA Recém-nomeado primeiro-ministro francês Édouard Philippe

Não surpreende que o novo presidente da França, o esquerdista Emmanuel Macron, tenha escolhido um primeiro-ministro declaradamente de direita, Édouard Philippe.

É movimento inteligente de um governante pragmático, disposto a reunir condições seguras para vencer as eleições parlamentares de junho e, assim, governar.

Macron, que já contava com boa base legislativa vinda do partido socialista, mira agora nos representantes do partido conservador, os republicanos.

A jogada facilita uma explicação. Macron, ao contrário do que insiste a propaganda que o quer pintar de centrista, é homem de esquerda, mas, equilibrando a balança, caminha para formar, aí sim, um governo de centro.

Tanto melhor. Que assim seja.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.