Mais uma picada em um país de frágil imunidade

  • Por Jovem Pan - Nova Iorque
  • 29/01/2016 07h50
  • BlueSky
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Vírus Zika está relacionado ao aumento de casos de microcefalia e preocupa organizações de saúde

Na quinta-feira, o zika vírus foi manchete global com o alerta da Organização Mundial de Saúde de que ele já atinge 23 países, com a doença se propagando de maneira explosiva. O Brasil é claro está no centro das atenções e das preocupações.

Há semanas, o país é destaque no noticiário internacional devido ao zika vírus. Um tema constante no exterior é se a mazela terá impacto nos Jogos Olímpicos no Rio em agosto. Esta semana, uma manchete do The Wall Street Journal foi justamente sobre o esforço prático e de relações públicas do governo brasileiro para debelar os temores internacionais.

Mas o que me chamou particularmente a atenção foi uma manchete também esta semana no jornal espanhol El País. O título tem um tom exasperado e fatalista. Lá vai: “Era o que faltava, o mosquito”.

O texto traça o quadro cada vez mais negro do Brasil, começando com a economia. Diz que de acordo com as previsões nada exageradas do FMI a contração na economia em 2016 será de 3,6%. É pouco? Claro que não, mas a calamidade não acaba.

O El País lembra que o Congresso é simplesmente ingovernável. Querem mais? Para o jornal, a presidente Dilma Rousseff não teve um dia de alívio na tormenta que é o seu segundo mandato. Aliás quem teve no Brasil?

O El País alerta que muita coisa no escândalo de corrupção poderá explodir no Brasil depois do carnaval e repete a pergunta: é tudo? Claro que não. Ninguém sabe onde e quem vai acabar no listão de corruptos, indiciados, presos e condenados. Assim, existe cada vez menos espanto na imprensa com os nomes na corrupção, os números atrozes na economia e o futuro político negro de Dilma Rousseff.

E então, na expressão do El País chega o mosquito, o maldito, o inseto antipático que voa baixo e que tem o costume de picar em horas de pico da jornada de trabalho, depois das nove da manhã. Transmite, como todos sabem, o terror, especialmente para as mães gestantes. E não existe cura,

O El País arremata que o Brasil adentra na estação de chuvas, ótima para o mosquito.

No meu arremate, a reportagem é mais uma picada em um país com um frágil sistema de imunização.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.