Mais uma prova de que Dilma cometeu, sim, as pedaladas fiscais

  • Por Rachel Sheherazade/ JP
  • 31/07/2015 11h06

A presidente Dilma Rousseff passeia de bicicleta Pedro Ladeira/Folhapress A presidente Dilma Rousseff passeia de bicicleta

Um bilhão de reais é quanto o Governo Federal deve em taxas para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A informação está no jornal O Globo desta semana.

A dívida diz respeito às taxas de administração de programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Fies e PAC. A presidente se valeu dos serviços dos bancos públicos, mas não pagou por eles.

Esta é mais uma prova inconteste de que Dilma Rousseff cometeu sim “pedaladas fiscais”, empurrando suas dívidas para a Caixa e o Banco do Brasil arcarem.

As taxas referentes ao repasse do Bolsa Família, por exemplo, estão atrasadas desde 2003, primeiro ano do governo Lula.

Mas, a maior parte da dívida do Governo Federal concentra-se na gestão de Dilma, cujas contas de 2014 estão sendo examinadas pelo Tribunal de Contas da União.
Independente do parecer do TCU, se pela aprovação ou pela reprovação, as contas do Governo serão julgadas pela Câmara dos Deputados, de Eduardo Cunha – desafeto número um da presidente.

Se as contas da petista forem reprovadas pelo Legislativo, fica configurado crime de responsabilidade fiscal e abre-se o caminho para o processo de Impeachment.

Não por acaso, ontem, a presidente autorizou a liberação de um bilhão de reais em emendas para os congressistas. Distribuindo benesses, Dilma tenta garantir a fidelidade de deputados e senadores que poderão decidir o destino da presidente.

Talvez seja a derradeira tentativa para salvar o moribundo mandato que, convenhamos, está por um fio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.