Na França, Normandia deu cor ao impressionismo

  • Por Jovem Pan
  • 07/06/2016 10h38
Wikimedia Commons Catedral gótica de Rouen

Olá ouvintes de Minuto Turismo, meu nome é Silvio Cioffi e hoje temos uma sugestão de viagem im-pres-sio-nan-te.

Depois de aproveitar uma visita a Paris, capital da França e a metrópole mais visitada por turistas em todo o mundo, uma sugestão é viajar até a região da Normandia.

Especialmente agora, quando as temperaturas esquentam, e ate setembro, essa região mostra o porquê de ter sido o cenário dos artistas que criaram o Impressionismo.

Corria o século 19 quando o pintor francês Eugène Boudin mostrou uma nova luz pictórica ao seu colega Claude Monet. Isso num tempo em que, revolucionária, a fotografia começava a ocupar, nas artes plásticas, o espaço da pintura.

A Boudin e Monet, logo se juntaram artistas como Gauguin, Pissarro e Corot e então eles decidiram criar uma forma diversa de ver e de fazer arte.

E foi assim que, em 1874, que, numa exposição vanguardista de Paris, Monet mostrou o seu quadro “Impressao, Nascer do Sol”, cuja cena marinha fora pintada na Normandia.

Entre as localidades a serem visitadas hoje, as intrigantes falésias de Etretat, o agitado porto de Le Havre a a catedral gótica de Roen devem constar do roteiro.

E há ainda outras cidades elegantes a visitar, caso de Honfleur e Deuville.

E quando a fome apertar, nada como fazer um piquenique combinando, além de pães, do patê e dos queijos, o suco de maçã e a sidra ou o espumante típico da região normanda de Calvados.

E você, planejando ir a Paris e esticar pelas paisagens naturais da Normandia? Ou vai ficar por aqui esperando do dia D, aquele famoso dia de não viajar para lugar nenhum?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.