Não deve existir complacência no julgamento das empreiteiras envolvidas na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 23/02/2015 21h31
  • BlueSky
RIO DE JANEIRO, RJ - 14.11.2014: OPERAÇÃO LAVA JATO - Chegada de agentes com documentos apreendidos na Superintedência da PF no Rio de Janeiro - A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (14) mandados de prisão e de busca e apreensão durante Operação Lava Jato. As buscas são concentradas em 11 grandes empreiteiras. Os grupos investigados registraram, segundo dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), operações financeiras atípicas num montante que supera R$ 10 bilhões. (Foto: Erbs Jr./Frame/Folhapress) Frame/Folhapress Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão durante Operação Lava Jato

Pergunta: A dívida das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato com o Fisco complica um pouco mais essa situação?

Resposta: Pois é, o Jornal ” O Globo” deu em destaque, neste domingo, que a secretaria da Receita Federal rastreia uma sonegação de mais de um bilhão de reais na malha fina da Lava Jato. Auditores da Receita já identificaram sonegação do imposto envolvendo empresas e pessoas físicas no esquema de corrupção da Petrobras. Duzentas e sessenta e oito empresas e pessoas físicas, segundo o jornal, foram analisadas.

Cinquenta e sete procedimentos de fiscalização foram abertos pela Receita Federal, e foi descoberto este rombo de um bilhão de reais, o mínimo porque, inclusive, uma das fontes do Globo, um técnico da Receita, disse que esse total é muito maior — pois bem, mas esse total já dá para assustar — e mostra o seguinte: o esquema que está sendo investigado é que as empresas enganaram o Fisco, contratando consultorias fantasmas e abatendo do Imposto de Renda, ou então fazendo superfaturamento e apresentando à Receita notas frias para inflar as suas despesas e pagar menos impostos. Esse número de um bilhão dá uma ideia muito precisa de que o roubo não se concentra apenas no caso da Petrobras ou de quaisquer empresas públicas.

O roubo também atinge o dinheiro arrecadado pelo Fisco, ou seja, dinheiro que é subtraído do que o governo pode investir para benefício do cidadão. É dinheiro roubado da Petrobras e das empresas públicas para propinas a partir dos políticos e de benefício de empreiteiras, e que também resultam em baixa na areecadação de impostos.

Ou seja, menos um motivo para Dilma, seu advogado geral, seu controlador geral e o Tribunal de Contas da União, serem complacentes com as empreiteiras que estão sendo julgadas por corrupção na Operação Lava Jato.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.