Não é só o Governo Dilma que é paupérrimo em estatística; todos são

  • Por Jovem Pan
  • 09/06/2015 19h31
Manifestantes contrários e a favor se manifestam durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Folhapress CCJ aprova tramitação de PEC da maioridade penal nesta terça (31)

Pergunta: Essa manchete da Folha, que o país debate maioridade penal sem ter dados concretos, isso realmente acontece? Está correta?

Resposta: Como tudo o que acontece no Brasil, o debate sobre a redução da maioridade penal, se transformou, ao mesmo tempo, numa espécie de Fla x Flu, como gostava de dizer Nelson Rodrigues, e no Samba do Criolo Doido do Estanislau Ponte Preta.

A última notícia é que PSDB e PT vão apresentar opções para que evite o rebaixamento da idade de 18 para 16 anos. Para fortalecer os argumentos que usa para evitar a redução da maioridade penal, órgãos do governo promoveram, na semana passada, uma divulgação de estatísticas consideradas oficiais, dados atribuídos ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, segundo os quais os menores cometem 0,5% dos homicídios no Brasil.

Segundo a Folha, que deu em manchete: “O país debate redução da maioridade penal sem ter dados oficiais”, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública simplesmente nega ter feito o cálculo por que não dispõe de dados oficiais. E não dispõe de dados oficiais por que o governo, que é incompetente em muitas coisas, é também em estatística.

Não é o governo Dilma, não é o governo do PT, todos os governos brasileiros são paupérrimos em estatística. E não se pode discutir sequer, um assunto dessa seriedade, se não tiver o mínimo de uma base na realidade.

A realidade se mede por estatística. A falta de estatística simplesmente inutiliza o debate do tema, que vai ser votado na Câmara, em junho, sempre a partir de emoções, de posições ideológicas, da posição radical dos que defendem a redução da maioridade, como a mais radical ainda dos que, como a presidente, e a esquerda em peso, acreditam que isso é um crime de lesa juventude e de lesa constituição.

Agora, se o governo não tem capacidade para fazer uma estatística dessa, tem capacidade pra quê, hen? É como aquele poema do Acenso Ferreira: pra nada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.