Não tem dinheiro para o Fies, pois dinheiro público foi roubado

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2015 19h41
USP Imagens Fuvest

Pergunta: O governo diz que o Brasil é uma pátria educadora, mas depois de ter feito uma onda, todo mundo na campanha em torno do financiamento estudantil, o FIES, agora diz que nesse semestre a verba acabou; que não tem mais o que fazer?

Resposta: Pois é, a justiça decidiu que o governo tem que cumprir os projetos e planos prometidos de aceitar as inscrições do FIES para esse semestre.

Só que as inscrições, segundo o Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, foram encerradas no dia trinta, e mesmo com decisão da justiça não serão reabertas por que os recursos acabaram.

A palavra do ministro é: “nós esgotamos os recursos que estavam destinados para esse semestre, não havendo mais recursos a reabertura do sistema seria meio inútil.”.

Eu confesso a você que, pra mim, inútil é como grávida: não tem meio grávida, também não tem meio inútil. Talvez fosse o caso do Ministro da Educação nos explicar duas coisas: primeiro, o que diabos é “meio inútil”?

Sendo ele um filósofo, professor de ética, quem sabe ele esclarece a dúvida deste ignorante aqui na língua portuguesa. Segunda coisa, a senhora Dilma Rousseff fez a maior onda na campanha em torno de FIES, Pronatec, tudo o que foi de educação.

Humilhou todo mundo por que o sistema dela é maior e tal.. Na hora que veio a realidade, de não ter dinheiro, e não tem dinheiro para cobrir o FIES, por que o dinheiro público foi roubado, foi mal gerenciado.

A política econômica de Dilma e de seu capacho Guido Mantega foi um horror para o país, e as consequências nós estamos, agora, sofrendo. E o FIES é um pequeno item disso tudo.

Só que a senhora Dilma Rousseff chamou o Brasil de pátria educadora: pouca gente percebeu que esse slogan é um slogan nazifascista, mas pior do que isso, é um slogan mentiroso. A educação não tem dinheiro nem para pagar FIES, nem para pagar Pronatec, nem para pagar nada.

A educação não tem dinheiro, o Brasil não é uma pátria educadora. É uma pátria que marcha velozmente para a ignorância total. É uma vergonha que o ministro da Educação assuma esse tipo de postura, e isso está evidentemente, digamos, ajudando a demolir a reputação e o curriculum dele.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.