Novo Espaço Olavo Setubal tem peças que fazem passeio pela nossa história

  • Por Mona Dorf/ Jovem Pan
  • 15/12/2014 15h33

Uma nova ala do Instituto Itaú Cultural foi reformada para sediar o Espaço Olavo Setubal.

São dois andares que ficarão dedicados a abrigar um acervo de imenso valor histórico e artístico.

Nessa primeira exibição de parte da coleção, veremos peças que já viajaram para outros museus, organizadas por 2 curadores.

Segundo Pedro Corrêa do Lago, que escolheu as peças da Mostra Brasiliana, andar pela exposição é fazer um verdadeiro passeio pela nossa história.

A seleção abrange 5 séculos de formação do país, da chegada dos europeus com seus primeiros registros de fauna e flora até o fim do século 20.

Telas, desenhos, gravuras, mapas, aquarelas, livros de época….

Uma das preciosidades é a tela “Panorama da Cidade de Sâo Paulo”, pintada por Armand Pallière em 1821, é a pintura mais antiga a retratar a nossa metrópole. Ela mostra uma área quase rural, uma ponte sobre o rio Tamanduatei, umas poucas casinhas e uma igreja ao alto de uma colina, que parece ser o Pateo do Colégio, no atual Centro velho de SP.

Outro destaque é o retrato de Dom Pedro 2. feito por Rugendas. Lá está também o primeiro óleo adquirido pelo banqueiro e colecionador Olavo Setubal, o quadro ” Povoado numa Planicie Arborizada” pintado por Frans Post.

Além da coleção brasiliana de obras e documentos, será exibida também a coleção Itaú Numismática, com medalha e moedas raras, inclusive moedas as holandesas, as primeiras cunhadas no Brasil.

Olavo Setubal é detentor do maior acervo privado da America Latina, com 12 mil obras, e nesta exposição estão apenas 1 300 pertencentes ao conjunto.

Acervo que o Itaú Cultural passa a exibir em caráter permanente em 2 andares do prédio na avenida Paulista, 149.

A entrada é grátis e o Itaú Cultural abre todos os dias com exceção de segunda-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.