O Brasil inteiro acreditou no depoimento de Barusco; entenda
O ex-gerente de Serviços da Petrobras deu o primeiro depoimento da CPI da estatal nesta terça-feira (11)
Pedro BaruscoPergunta: É verdade que tudo o que o Barusco disse no depoimento da CPI já era sabido de todos, como reitera o PT a respeito do assunto?
Resposta: Segundo o PT, não há novidade no que Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, que fez delação premiada, disse no primeiro depoimento da CPI da Petrobras. Até aí morreu Neves.
Ou, como se diz lá em Campina Grande, o PT descobriu o Brasil de bicileta. O que acontece é o seguinte: eu, você, todos nós, já sabemos tudo o que o Barusco tinha a dizer, por que nós lemos os noticiários e os meios de comunicação informando vazamentos da delação premiada dele.
O que basicamente dizia aquilo: que ele entrou na propina em 97, que a propina foi institucionalizada em 2003 e que foi mandado dinheiro para a campanha de Dilma, com conhecimento do Lula, através de João Vaccari.
Qual é a novidade, então, que nos foi proporcionada pela genialidade estratégica do deputado Luís Sérgio, do PT? A novidade, você, eu e as torcidas de todos os times do Brasil sabemos, é o tom de tranquilidade, de assertividade, e sobretudo, a enorme credibildiade passada, no depoimento, pelo depoente. O depoimento dele foi transmitido por rádio e TV, ou seja, nós, de certa forma, revivemos o que houve na época do mensalão.
E o que sentimos de novo? Não é a informação. Sentimos de novo, em primeiro lugar, que essa tranquilidade não foi interrompida por nenhuma das intervenções exasperadas e, sobretudo, desesperadas, do PT. O Luís Sérgio, por exemplo, tentou forçar a barra, mostrando qual era a estratégia do partido, pra que ele envolvesse os governos tucanos na corrupção e ele já deixou claro: “isso era assunto meu, foi ideia minha e foi pessoal.”. Agora, em 2003, a quadrilha passou a usar crachá.
Aí nós ficamos perplexos com a falta de preparo. Se ele leu o noticiário como nós lemos, o que ele esperava? Que o Barusco fosse comprometer o Fernando Henrique e livrar a cara de Lula e Dilma? Exatamente o contrário né? Ele livrou a cara de Fernando Henrique e comprometeu demais Lula, Dilma e Vaccari.
Mas a estrela do depoimento foi Maria do Rosário, quando disse: “o senhor pensa que nós vamos acreditar no senhor?”. O Brasil inteiro acreditou, deputada. A questão é: quando nós vamos acreditar na senhora e no seu PT?
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.