O desabafo de um pai: quero que governos árabes vejam o que aconteceu com meus filhos

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2015 09h40
  • BlueSky
Reprodução Artistas demonstram comoção em morte de criança síria

O comentarista internacional fala sobre os ciclos de comoção mundial e de esquecimento nas tragédias. Esta semana, foi a saga do menino de três anos, Aylan Kurdi, com a família que tentava fugir da Síria devastada pela guerra civil rumo à Europa. Blinder destaca o empurra-empurra sobre líderes em acolher ou não os refugiados.

Em conversa no programa “Os Pingos nos Is”, Reinaldo Azevedo questionou por que os países árabes não fazem algo? Blinder diz que os países ricos do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, sempre dramatizou a crise dos refugiados palestinos demonizando Israel. Blinder relembra ainda que o menino que morreu era curdo. “Os curdos são povo sem pátria no Oriente Médio”.

Nesta sexta-feira (04), o menino foi enterrado em Kobane, junto com seu irmão mais velho e a mãe, que também morreram na tragédia no mar. Ao cruzar a fronteira da Turquia com a Síria, trazendo o corpo dos familiares, o pai da criança disse esperar que a morte de sua família encoraje os países árabes a ajudar os refugiados sírios. Ele disse: “eu quero que os governos árabes e não os países europeus vejam o que aconteceu com os meus filhos”.

*Ouça o áudio completo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.