O ideal é que Okamotto seja convocado o mais rápido possível

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2015 17h50
  • BlueSky
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 08-05-2013: O executivo Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, durante a pré-estreia do documentário "Elena", da diretora Petra Costa, realizado no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo (SP). (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress) Folhapress Paulo Okamotto

Pergunta: Afinal de contas, o Paulo Okamotto vai ou não vai depôr na CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados?

Resposta: A convocação para Paulo Okamotto, presidente do Insittuto Lula, espécie de tesoureiro informal do ex-presidente da República, para depôr na CPI, foi a grande polêmica que antecipou o famoso congresso do PT, em Salvador.

Os jornais do começo da semana, contudo, trazem uma verdadeira paralização dessa decisão, com uma entrevista muito estrnaha do presidente da CPI, Hugo Mota, ao jornal “O Globo”.

Nessa entrevista, ele disse que não há pressa para chamar Okamotto para depôr, para não parecer retaliação. E era retaliação? Que retaliação? Por quê? Este é um problema. Por que Lula está acima do bem e do mal? Que tipo de estatuto especial rege o ex-presidente da República? Por que ele não tem que dar as explicações necessárias para as suas atividades?

Olha, é no mínimo estranho o ex-presidente cobrar trezentos mil reais por palestra de grandes empreiteiras que tem obras com o govenro, que é o que declarou Paulo Okamotto, diante da perspectiva de ir depôr, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no domingo. Para a revista Veja ele foi menos explícito.

A convocação do Okamotto deve ter sido feita por alguma necessidade de investigação pela qual a CPI é responsável, então o ideal seria que ele fosse convocado o mais rápido possível. Agora vem a notícia de que o Lula ficou irritadíssimo e cobrou muito da bancada do PT e do presidente do PMDB, o vice presidente Michel Temer.

Insisto na pergunta: quem é o Lula para cobrar alguma coisa do vice-presidente da República? Que acaba de ser eleito, não para o cargo, mas para a expectativa do cargo.

E para cobrar qualquer coisa da bancada do PT? O Lula não está acima do bem e do mal; ele deve explicações a justiça e ao congresso como qualquer cidadão brasileiro, até por que fez por isso. Que coisa estranha. Que país mais maluco é esse, o nosso?

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.