O problema da mobilidade urbana de São Paulo é o transporte coletivo

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2014 19h32
  • BlueSky

Nêumanne, construindo a ciclovia na Paulista, o prefeito Fernando Haddad estará atendendo uma prioridade da mobilidade urbana, que está na moda, a um preço bastante camarada?

O prefeito Fernando Haddad não resolveu o problema da mobilidade urbana; ao contrário, ele agravou – a cidade está cada dia mais com um nó no trânsito. O problema da mobilidade urbana de São Paulo é o transporte coletivo: são os ônibus, é o metrô, são os trens – é um problema que custa muito caro. Então, o Fernando Haddad, com aquela mentalidade estreita que ele tem, e a irresponsabilidade que preside todos os seus atos, resolveu partir pro mais simples. Vai gastar 15 milhões e vai parar a cidade por seis meses para fazer um ciclovia na Paulista.

Fernando Haddad sabe quantos ciclistas há em São Paulo? Eu não sei e ele também não sabe. Fernando Haddad não fez nenhum plano, não há nenhum projeto. A conversa para explicar isso é a conversa de sempre: o povo vai debater, o projeto vai ser debatido democraticamente. Se o povo tivesse que debater, faria um grande movimento e deixaria de pagar o IPVA e ia ver como o poder público se sustenta fazendo esse tipo de brincadeira, esse conto-de-fadas.

Ele disse que vai gastar 15 milhões. Não existe obra de 15 milhões de mobilidade urbana, tá certo? Pra colocar ciclistas na Paulista. Para isto ele vai destruir o canteiro central da Paulista, interferindo na melhor paisagem, no melhor cartão-postal da maior cidade do Brasil. Com isso, ele vai parar a cidade por seis meses e depois piorar muito o trânsito, porque vai ser complicado cruzar a Paulista e, mesmo morando lá perto e tendo de cruzá-la todo dia para ir ao trabalho, sua excelência não percebeu ainda que a cidade é dividida entre os vales do Pinheiros e do Tietê e, no meio disto, está o espigão da Paulista, que vai se tornar simplesmente de travessia inviável.

Tudo isso para cumprir uma promessa que ele fez: a promessa de dotar a cidade de ciclovias. Com todo devido respeito aos cicloativistas, há outra prioridade : a prioridade é o transporte público. O transporte público tem sido desprezado pelas autoridades do Estado e da prefeitura. E o prefeito está brincando com fogo, que o diga o candidato do PT ao governo do Estado, cujos índices abaixo de dois dígitos nas pesquisas refletem a grande impopularidade que o prefeito elegeu pra capital.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo