O que é bom para os EUA, é bom para o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 10/12/2014 16h50

Pergunta: Nêumanne, por que você disse que tem uma notícia boa e uma muito ruim nos jornais desta terça-feira (09)?

Resposta: Antigamente, quando você tinha uma notícia muito boa você pedia […], mas quando você tinha uma notícia muito ruim você procurava uma notícia muito boa para perguntar: qual primeiro, a boa ou a ruim?

Então vou logo com a muito ruim: “Vamos dominar esse país” é o título do artigo de José Casado, na pagina de opinião do jornal O Globo desta terça-feira. Segundo ele, ensaia-se, em Brasília, um grande acordo com o objetivo de suavizar punições ao condomínio político empresarial que fraudou, lavou dinheiro de corrupção em campanhas e provocou prejuízos bilionário a Petrobras.

No governo, segundo […], o Advogado-Geral da União, Luiz Inácio Adams está estruturando um cartel de leniência, designação, inclusive, criada pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Por esse […] algumas empreiteiras maiores pagariam multas pesadas e ficariam limitadas as investigações sobre a dimensão dos desvios, os pagamentos de subornos e a conveniência de instituições financeiras. A chamada pizza generalizada.

Enquanto isso, na Câmara, líderes do PT, do partido Solidariedade e do PMDB, que não se percam pelo nome, advogam para os deputados André Vargas e Luiz Argolo. Devem lembrar que André Vargas e Luiz Argolo são pioneiros nessa denúncia do Petrolão e que foram flagrados, como lembra, José Casado em que exatamente Argolo dizia “a gente vai dominar esse país” e Youssef respondia “se Deus quiser, vamos sim”, nesse momento o vice-líder do Solidariedade disse “porque somos bons”, imagina se fossem maus, né?

Pois é, a boa notícia, felizmente, é que nesse momento a Petrobras é alvo de ação coletiva nos Estados Unidos. Advogados americanos representam acionistas minoritários alegando que a petroleira forneceu material falso, comunicados enganosos. Há acionistas que compraram papéis de estatal brasileira que perderam 46% dos seus investimentos.

Então, a […], que é uma espécie de comissão de valores imobiliários dos Estados Unidos, está representando contra a Petrobras e a justiça americana também está processando a Petrobras. E aí a nossa esperança é que se forem lenientes aqui, não serão lá. Ou seja, é mais ou menos como dizia Juracy Magalhães e era execrado pela esquerda quando era chanceler de Castelo Branco.

O que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.