O tempo é o senhor da razão: a analista do Santander tinha avisado

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2015 11h21
  • BlueSky
<p>Ex-superintendente de investimentos do Banco Santander Ana Paula Paiva/Valor/Folhapress Ex-superintendente de investimentos do Banco Santander

Juros altos, moeda fraca, inflação galopante, produtividade em baixa, desemprego a todo vapor, recessão, crise política, e, como disse o economista Armínio Fraga, “ainda não chegamos nem perto do fundo do poço”. Na verdade, depois da reeleição de Dilma Rousseff, o Brasil descobriu que o fundo do poço tem porão. É, a situação vai mesmo piorar. Infelizmente, segundo os analistas, esse é só o começo das dores.

Mas, ninguém pode dizer que foi pego de surpresa. Todo esse cenário desolador foi previsto. Aviso não faltou. Há exatamente um ano, a então superintendente do banco Santander, Sinara Polycarpo alertava investidores sobre o risco de uma possível reeleição de Dilma Rousseff.

Segundo a carta emitida pela ex-funcionária, quanto mais próxima Dilma estivesse da reeleição, maiores seriam os riscos de alta de juros e desvalorização do câmbio. A presidente foi reeleita e deu no que deu!

Por cumprir seu dever de forma absolutamente técnica, pragmática, por ter falado a verdade, nada além da verdade, a analista Sinara Polycarpo foi perseguida, caluniada, e teve a cabeça posta a prêmio. Não resistiu à pressão e acabou defenestrada do banco. Sinara foi sumariamente demitida. Mas, o tempo é o senhor da razão. Provou quem mentia e quem falava a verdade.

Por relevantes serviços prestados, a competente analista Sinara Polycarpo merece mais que uma condecoração. Merece um pedido público de desculpas.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.