Oposição perdeu a capacidade de pegar carona na marcha do povo
Pergunta: Quem será o grande beneficiário político das grandes manifestações, nas ruas das grandes, pequenas e médias cidades brasileiras, neste domingo, 15 de março?
Resposta: Felizmente as manifestações de 15 de março não tiveram nenhum tipo de aproveitamento político tradicional. Não houve discurso, não houve bandeira de partido, então não há nenhum motivo para tentar falar que houve uma instrumentalização dessa massa toda pela oposição, como o governo tentou fazer antes das manifestações.
Eu lamento muito que o principal lider da oposição, Aécio Neves, teve 51 milhões de votos para presidente e não tenha dado aos seus seguidores uma lição histórica de humildade.
Ele não foi à concentração, pra não, segundo disse, para não dar razão ao discurso do terceiro turno, e isso não tem o menor sentido. Eu não exigiria a presença do Aécio para fazer discurso.
Ele seria muito mal recebido se fosse fazer um discurso. Ele tinha obrigação de ir como um cidadão comum, e não ficar em casa em Ipanema. Ele tinha que ter ido pra rua em Belo Horizonte.
Eu digo mais: se o seu avô, Tancredo Neves, estivesse vivo numa situação como a dele, estaria na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em frente ao Palácio da Liberdade, até para serem dignos da palavra que define tanto a Praça quanto o Palácio.
A oposição pensa que pode ser a grande beneficiária das manifestações de domingo, se escondendo em casa e indo atrás do povo, mas a oposição perdeu até a capacidade de pegar carona na marcha do povo.
Não sei se a história vai lhes dar razão. O que eu sei é que foi perdida uma excelente oportunidade para que o povo soubesse quem está ao lado dele nesse momento crucial.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.