Os 500 anos da lei de pureza alemã

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2016 13h34
Divulgação cerveja (Divulgação)

Comemoramos hoje dia 23 de Abril de 2016 os 500 anos da lei de pureza alemã. A produção de cerveja sempre foi um assunto levado muito à sério em muitos países. Mas, em 1516 o Duque Wilhelm IV (Guilherme IV) da Baviera elevou ainda mais o cuidado com a produção da bebida. De modo que o duque foi o autor da Reinheitsgebot – a Lei de Pureza da Cerveja.

A Lei foi promulgada em 23 de Abril de 1516 e regulamentava que a cerveja poderia ter somente três ingredientes: água, malte e lúpulo (na época ainda não conheciam as leveduras). Inclusive, a Lei de Pureza é considerada como a Lei Alimentar mais antiga em vigência no mundo.

E para brindar esta data que tal cinco rótulos que representam o estilo clássico desta lei? Três alemães e duas brasileiras que seguem a lei de pureza por aqui:

Erdinger Tradicional – Uma Weissbier (cerveja de trigo), refrescante, encorpada, aromática e levemente frutada é a ícone entre as cervejas de trigo. Harmoniza com sushis, peixes e frutos do mar, saladas, grelhados, salsichas e pratos apimentados.

Warsteiner Premium Verum – Uma German Pilsener com cor dourada brilhante, espuma persistente e elegante seleção de lúpulos. Refrescante, possui excelente amargor e harmoniza com peixes, frutos do mar, saladas, verduras frescas, salsichas e tradicionais pratos da culinária alemã.

Hofbräu Original – Uma Münchner Helles refrescante, levemente amarga e picante, a HB traz em si a verdadeira atmosfera de Munique. Uma típica lager com toques de malte, ideal para harmonizar com a culinária alemã, peixes, frutos do mar e saladas.

Bamberg Rauchbier – Produzida em Votorantin interior de São Paulo ela tem o malte que passa pelo processo de defumação com madeiras. É uma cerveja de baixa fermentação com 5,2% de teor alcoólico. Harmoniza com churrasco, feijoada, carnes de porco, carnes vermelhas, grelhados e com charutos.

Berggren Pilsen Extra – Uma German Pilsner produzida em Nova Odessa interior de São Paulo ela é leve e refrescante. A variedade de lúpulos utilizada garante mais frescor ao produto que passa pelo tradicional processo cervejeiro de produção alemão e pelos mais modernos sistemas de controle de qualidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.