Os encantos da terrinha portuguesa

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2015 20h03
PRT - PORTUGAL/POLÍTICA - INTERNACIONAL - Manifestantes participam de ato em Lisboa, Portugal, durante evento comemorativo do 37º aniversário da Revolução dos Cravos, que levou a democracia ao país em 1974. O novo governo português que será eleito em 5 de junho precisará ter o "apoio da maioria" no Parlamento, disse nesta segunda-feira o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva (Partido Social Democrata, de centro-direita). "Ao considerar os desafios que o esperam, o governo eleito em 5 de junho precisará ter o apoio da maioria no Parlamento", disse o chefe de Estado português em um evento comemorativo do 37º aniversário da Revolução dos Cravos, que levou a democracia ao país em 1974. Ao pedir um "comportamento responsável" para superar as "tensões permanentes" entre os partidos políticos, Cavaco Silva disse ser "imperativo criar os espaços de harmonia e garantir soluções de governo estáveis e críveis", afirmou. 25/04/2011 - Foto: ARMANDO FRANCA/ASSOCIATED PRESS/AECom passeata pelas ruas de Lisboa

Olá amigos de Minuto Turismo, meu nome é Silvio Cioffi e hoje o assunto é Portugal, país a que nos referimos carinhosamente de A Terrinha.

Ligado ao Brasil por lações históricos e afetivos, Portugal é um país diminuto em área e infinito em tradições.

Compacto, possibilita que o viajante trace por lá inúmeros roteiros, dependendo de seus interesses, do quanto quer gastar e de quanto tempo dispõe para a viagem.

Em geral os voos convergem para a capital Lisboa, que é em si um destino completo, encerrando cidade alta e cidade baixa, com um dos mais belos aquários da Europa, o Oceanário, ao lado do moderno shopping Vasco da Gama, ao lado do rio Tejo e o Mosteiro dos Jerônimos, que fica próximo à Torre de Belém.

Quem dispõe de mais tempo, pode ir até o Algave e às Terras do Tejo, passear de barco até a ilha do Castelo de Almoural e vistar o convento do Castelo de Cristo em Tomar.

E há ainda roteiros pelo país que, além de vistar Lisboa, se destina até Évora, com suas ruínas gregas; a Coimbra, com sua universidade histórica; e até Oporto, a outra metrópole portuguesa que, na foz do rio Douro, é também famosa por seu antológico vinho fortificado e licoroso, o vinho do Porto.

Com belas praias e uma longa costa voltada para o oceano Atlântico, Portugal entrou no noticiário recente por conta das ondas gigantes de mais de 30 metros que quebram em Nazaré e desafiam a habilidade dos surfistas.

E você, considerando traçar um roteiro mais compacto ou mais longo na Terrinha? Qualquer que seja a sua escolha, lembre-se: Portugal nos diz respeito, e já vem traduzido!