Pacientes com câncer têm mais risco de ter infecções
Pacientes com câncer têm mais risco de ter infecções. Uma das razões é que a quimioterapia e a radioterapia (dependendo da área radiada) afetam o sistema imunológico.
As leucemias e os linfomas também podem reduzir a produção de glóbulos brancos e afetar a imunidade do paciente. Outros fatores que prejudicam o sistema imunológico são: falta de sono, falta de alimentação, estresse, fadiga e a própria doença.
As infecções podem ser causadas por bactérias, fungos ou vírus. Alguns sintomas que podem indicar infecção são: febre acima de 37,8 graus; calafrios; dores no ouvido, garganta ou seios da face; tosse persistente com ou sem secreção; congestão nasal com secreção; ardência ao urinar e micções frequentes em quantidades pequenas; inchaço ou vermelhidão em qualquer parte do corpo; entre outros. Qualquer um desses sintomas deve ser relatado ao médico.
Algumas medidas também devem ser adotadas para diminuir o risco de infecção, como lavar sempre as mãos com água e sabão; evitar aglomerações; não manipular lixo ou dejetos de animais domésticos; usar escova de dente macia para evitar feridas na boca; e usar luvas para os trabalhos domésticos.
Somos o Instituto Vencer o Câncer. Estamos juntos com você nessa luta. Acesse o nosso site: vencerocancer.org.br
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.