Paraty, onde os caminhos do mar e da terra se entrosam

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2015 17h23
Reprodução/Instagram/marcelocriativoParaty, no Rio de Janeiro

Olá, ouvintes. Meu nome é Silvio Cioffi e o Minuto Turismo vai a Paraty. Cidade histórica fluminense que, dependendo da estrada que se escolha fica a 360 km de São Paulo e 250km do Rio de Janeiro.

Paraty já abrigou na época colonial um dos mais movimentados portos brasileiros. Outra maneira de visitar Paraty é escolhendo um cruzeiro marítimo que aporte ao largo da cidade. Lembrando que a temporada de transatlânticos 2015-2016 começa no início de novembro, na costa brasileira.

Com muita propriedade, o arquiteto Lucio Costa, um dos criadores de Brasília, dizia que em Paraty, os caminhos da terra e do mar se entrosam. Vocacionada para o turismo e dona de um centro histórico onde não circulam carros, Paraty tem inúmeras pousadas, igrejas barrocas e transpira arquitetura colonial brasileira.

Tem ainda ruas calçadas de pedra, bons antiquários e uma agitada vida noturna que inclui bares e restaurantes com música ao vivo. Paraty também se firma agora como a cidade que recebe festivais culturais como a Flip, um evento literário internacional.

Você já pensou em passear a pé em Paraty neste final de ano ou vai ficar por aqui, rodando em São Paulo, de carro?