Pela primeira vez, uma mulher irá dirigir a The Economist cujas capas irritam o governo
Ela é um pouco mais velha que os homens que a antecederam, formada em economia em Oxford, com passagem pelo FMI. Aos 47 anos, a economista Zanny Beddoes chega ao topo de uma das mais influentes publicações do mundo das finanças.
A revista inglesa The Economist, terá uma mulher em seu comando, no cargo de editora-chefe.
Zanny Beddoes já trabalhava na revista como editora de negóciose quebrou uma tradição masculina de 172 anos. Ela irá se dirigir uma audiência fiel de leitores altamente qualificados, executivos influentes e líderes políticos, um público alvo invejável. Mais de 1. 600 milhóes exemplares circulam mundo afora, muito além dos limites da ilha do Reino Unido. A elite financeira que importa no mundo náo perde uma edição do que se escreve em Londres. Algumas capas de grande impacto foram dedicadas ao Brasil e irritaram o governo.
Mas antes de falar delas, quem não se lembra, daquela que deu maior orgulho aos brasileiros? No mandato de Lula que surfava na onda de crescimento mundial, quando o país parecia a última bolacha do pacote de biscoito. “Brasil takes off”, a capa de trazia o Cristo Redentor decolando como um foguete, do pico do Corcovado.
Quatro anos depois, a publicação, já antevia pane na decolagem brasileira. A edição que circulou na América Latina e Ásia questionava: “O Brasil estragou tudo?”. Na capa, a mesma estátua do Cristo aparecia caindo, depois de fazer um vôo torto pelo céu.
Na campanha eleitoral, a revista defendeu mudanças e se posicionou claramente a favor de Aécio. A capa, desta vez reduzia o país a uma república de banana, com uma Carmem Miranda com turbante de frutas murchas.
A revista chamou o desempenho da economia de “medíocre” e chegou a pedir a saída do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Agora com a demissão de Graça Foster e da diretoria da Petrobras, com os processos internacionais que correm no exterior, e o cenário de recessão que se descortina, o que esperar da próxima capa?
Mulheres não costumam ser muito generosas com aquelas que perdem a oportunidade de mostrar serviço e arrumar a casa. Vamos aguardar!
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.