Perda de grau de investimento seria uma tragédia

  • Por Jovem Pan
  • 30/07/2015 20h01
  • BlueSky
Freeimages Pé de meia

Será que essa expectativa em torno da perda do grau de investimento pela Standard & Poors está jogando fora tudo o que Dilma previu com seu ajuste entregue ao Joaquim Levy?

De fato, a possibildade de haver uma perda no grau de investimento da S&P é trágico para a situação brasileira atual. A verdade é que o ajuste previsto por Dilma e sua adesão a uma ideia neoliberal, como dizem os petistas, para tentar salvar as lambanças da condução econômica do seu primeiro governo era muito pífio, como todo mundo está dizendo e é verdade. E foi massacrado com a perda de poder político no Congresso.

Perdido no meio do noticiário da comemoração dos 90 anos do jornal “O Globo”, há uma entrevista muito interessante da correspondente do jornal em Washington, Flávia Barbosa, com o ex-economista chefe para as Américas do ING Barings e para mercados emergentes do ABN AMRO, professor Arturo Porzecanski, da American University.

A entrevista é pequena, mas contém coisas da maior importância. Ele lembra que quando Dilma endossou o ajuste se criou um fato positivo para a confiança no país e o rebaixamento saiu da pauta.

Acontece que a economia não reagiu, o ambiente político contribuiu muito e os escândalos estao fora de controle, levando a uma deterioração rápida: derrubada do real, receita sangrando, recessão severa, inflação em dois dígitos, e o cenário internacional jogando contra, commodities em baixa e aversão em alta, antecipando a elevação dos juros dos EUA. Ao responder a última pergunta, o professor Porzecanski, disse que “a imperatriz ficou nua”. Aí eu estremeci.

Era só o que faltava no meio de uma crise dessa a gente ter que ver a imperatriz nua. Melhor ficar como está. De qualquer maneira, acho que essa chance não existe, ainda bem.

Ele disse: “A Dilma tentou, trouxe o Levy e chancelou o ajuste. Agora, ela precisa tomar decisões políticas, trazer gente de fora do PT e do PMDB, fazer uma coalizão, etc. Dilma – o professor americano não sabe – não tem humildade, nem realismo para fazer isso, então vamos só comemorar por enquanto o fato de que a imperatriz não ficou e nem vai ficar nua.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.