Pesquisa Datafolha traz fantasma da derrota para Dilma
Reinaldo, quer dizer que a pesquisa Datafolha traz para Dilma o fantasma da derrota?
É claro que é muito cedo, é claro que a campanha ainda não começou, é claro que a gente ainda não viu quase nada em matéria de jogo bruto. Falo, no entanto, nos números de agora e de uma tendência esboçada. Sim, ouvintes, o PT que nunca contou com isto, está sendo assombrado por um vulto estranho, o fantasma da derrota. Vamos ver.
No dia 29 de Abril afirmei aqui, a propósito de outro pesquisa, que os números evoluíam contra a possibilidade de Dilma Rousseff, do PT, vencer a eleição presidencial no primeiro turno. E agora, conhecidos os dados da mais recente pesquisa Datafolha, o que há um ano seria considerado mera torcida, se mostra uma possibilidade plausível. E mais um pouco vira uma tendência, Dilma perder a disputa.
Se a eleição fosse hoje, segundo o Datafolha, no cenário mais provável a petista teria 37% dos votos. Seus adversários, somados, teriam 38%. A saber, Aécio Neves do PSDB, 20%, Eduardo Campos do PSB, 11%, Pastor Everardo do PSC, 3%, outros nomes, 4%.
Mas o que chama mais a atenção nessa pesquisa é o resultado do segundo turno. Em Abril, a petista vencia o tucano por 50% a 30%, agora ganharia por 47% a 36%. A diferença caiu oito pontos em um mês. Numa lógica puramente aritmética, numa disputa entre os dois, uma distância de 11 pontos como essa vale, na verdade, cinco ponto e meio. Campos também chegou mais perto de Dilma. No mês passado ela o venceria por 51% a 27%, hoje por 49% a 32%.
A presidente também é a candidata mais rejeitada. 35% não votariam nela de jeito nenhum, 33% asseguram o mesmo sobre Campos e 31$ sobre Aécio. Estão na mesma faixa, mas os números são bem piores pra ela. Porque? Afirmam conhecer muito bem a petista, 52% dos entrevistados. Mas só 17% dizem o mesmo sobre Aécio e 7% sobre Campos.
Agora, atenção para isto. Apenas 1% dos entrevistados não sabem quem é Dilma, mas 22% nunca ouviram falar de Aécio e 40% não têm ideia de quem seja Campos. Esses índices confirmam o que já disse aqui, muita gente rejeita Aécio e Campos porque não sabem quem são eles. Muita gente rejeita Dilma Rousseff porque sabe quem é ela.
A turma do “Volta Lula” vai se assanhar de novo. Quando ele aparece como candidato do PT obtém 49% das intenções de votos contra 17% de Aécio e 9% de Campos. Os números e as circunstâncias são péssimos para Dilma.
No plano delirante do petismo, a esta altura, o Brasil estaria abraçado ao PT numa cartasse apoteótica. E a Copa do Mundo seria o grande momento de consagração. Agora a presidente põe a mão na cabeça: “Santo Deus, e ainda há a Copa do Mundo”.
Aquela mesma, em cuja abertura ela não vai discursar. Ou o Itaquerão explodirá em uma vaia como nunca antes na história deste país.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.