Pesquisas no Google durante prévia de Iowa mostram que Trump é mais celebridade que político
Esta semana, finalmente tivemos a primeira votação no corrida presidencial americana de 2016. Foram as prévias democratas e republicanas no pequeno estado de Iowa. A sensação Donald Trump deu uma murchada e não venceu a prévia republicana. Vitória do senador texano Ted Cruz. Trump é verdade é franco favorito para vencer a próxima prévia, na Terça-Feira Gorda no também pequeno estado de Nova Hampshire.
E ninguém é claro também vence o bilionário bufão Trump como celebridade ou curiosidade política. Sua encenação no palco eleitoral atrai mais gente para o jogo presidencial, mas ao mesmo tempo despolitiza o processo. A corrida se torna um reality show e fica confirmado o baixo nível de informação do eleitor.
Tudo isto ficou flagrante com as perguntas que eram feitas no Google durante as prévias de segunda-feira no estado de Iowa. O centro das atenções claro que era Trump e o terceiro ponto de interesse não era a cabeça do candidato, mas seu cabelo e pele com a seguinte pergunta no Google: por que Donald Trump é tão laranja?
Donald Trump como se sabe é infatigável para apontar culpados pelos problemas: são os mexicanos, são os chineses, são os muçulmanos, são os jornalistas. E repórteres dão o troco fazendo a piada que a culpa por seu tom laranja é da cenoura.
De resto, perguntas no Google sobre outros candidatos confirmam o baixo nível de informação de tanta gente. Claro que Jeb Bush, filho e irmão de presidentes americanos, está tendo um desempenho melancólico na atual corrida presidencial e não vai emplacar a dinastia na Casa Branca.
Pois bem, no Google, perguntas frequentes durante a votação em Iowa eram: Jeb Bush é irmão de George W. Bush? Quem é o seu pai?
Jeb torrou uma fortuna na sua campanha. Uma boa pergunta é: serviu para alguma coisa?
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.