A piada de fugir para o Canadá continua viva

  • Por Jovem Pan - Nova Iorque
  • 02/02/2016 08h03
Casa Branca/ Commons O Canadá acaba de sair de fase conservadore com ascensão de Trudeau (esq)

A piada está em todas as partes. Eu já fiz aqui na Jovem Pan conversando com o Reinaldo Azevedo e também no Manhattan Connection da Globo News. Se algum maluco vencer a corrida eleitoral americana o negócio é fugir para o Canadá. O único maluco num primeiro momento era Donald Trump, o bilionário bufão dos republicanos. Agora, a piada ficou reforçada com Bernard Sanders, o septuagenário radical que assusta Hillary Clinton nas bandas democratas.

Mas como o cenário Trump é mais flagrante, a piada segue sendo frequente do lado republicano. Na semana passada, em entrevista na televisão até um ex-secretário de Defesa, Robert Gates, brincou que se Trump vencer ele parte para o Canadá.

Na campanha que culminou na reeleição do republicano George W. Bush em 2004, também era popular esta promessa escapista e hilária. Em termos concretos, a situação continua estável na fronteira entre estes dois países muito amigos, na medida em quem cerca de 10 mil americanos emigraram para o Canadá anualmente entre 2005 e 2015.

No entanto, o Canadá frio para danar nesta época do ano oferece uma visão de paraíso, uma mistura de Europa e América do Norte, um capitalismo menos selvagem do que nos Estados Unidos, mas uma sociedade menos estagnada do que na Velha Europa. Na piada clássica, o Canadá é um estado americano mais civilizado, menos obcecado com armas e que oferece um bom seguro de saúde.

Ironicamente, o Canadá acaba de sair de uma fase conservadora com a ascensão ao poder dos liberais do primeiro-ministro Justin Trudeau. Na campanha republicana, candidatos mais histéricos agora alertam sobre o Canadá, com mensagem de nacionalismo demagógico, dizendo que o país hoje enfrenta perigos nas duas fronteiras, ao sul com os invasores mexicanos e ao norte com a complacëncia canadense com os refugiados.

De fato, o governo canadense é bem mais generoso do que o americano para acolher refugiados sírios e os canadenses ficam espantados com o tom de apocalipse na campanha republicana e o papo de proibir a entrada de muçulmanos no pais. Tem conversa até sobre a necessidade de construir um muro na fronteira nortista, como se não bastasse a promessa de Donald Trump de um muro sulista.

Arrematando a piada, com este muro como é que eu irei fugir para o Canadá?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.