Pingo Final: Artistas superam a patrulha e aderem ao 13 de Março

  • Por Reinaldo Azevedo/Jovem Pan
  • 10/03/2016 10h43
BIE - Banco de imagens externas: Vista aérea da Bandeira Nacional. Uma gigantesca bandeira nacional pende continuamente no mastro da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Feita de náilon paraquedas, ela tem 20 metros de comprimento e 14 metros de altura. São 280 metros quadrados. Desde 2000, uma empresa de Cascavel (PR) confecciona a bandeira, que é trocada todo mês. Diz Sérgio Tomasetto, proprietário da fábrica: - Grande parte das bandeiras tem o preto e o vermelho, que indicam que o país enfrentou guerra. A nossa, não. O verde e o amarelo formam uma combinação singular, que torna a nossa bandeira bela, emocionante e inconfundível. Jefferson Rudy/Agência Senado Bandeira do Brasil

Criou-se o mito no Brasil de que todo artista é petista. Ou ainda: de que o indivíduo só pode atuar nessa área se for de esquerda. É crescente o número de pessoas que dizem “não” a essa tolice.

Cada um se identifique como quiser: centro, direita, esquerda ou sei lá o quê. O que hoje divide as pessoas em relação ao petrolão, vamos deixar claro, é a vergonha na cara.

Artista ou não, o sujeito pode estar entre aqueles que acham que, como sempre se roubou no Brasil, então o PT não faz nada demais. Ou ainda: foi preciso roubar para distribuir renda. Ou mais: toda essa história não passa de perseguição porque os petistas fizeram um grande bem aos pobres.

Artista ou não, o sujeito pode estar entre aqueles que acham que, para fazer justiça social, não é preciso pagar propina. Ou ainda: para lutar por igualdade, não é necessário superfaturar obra pública. Ou mais: para tornar o Brasil um país melhor, não é imperioso transformar o estado num cabide de empregos de companheiros incompetentes.

Aliás, que tipo de artista tem a cara de pau de justificar o roubo virtuoso?

Há um vídeo de atores bastante conhecidos do grande público convidando os brasileiros a participar da manifestação do dia 13 de março. Suzana Vieira é a primeira a falar e pergunta: “De quem é o Brasil?”. E os demais respondem: “É meu”. Ela indaga de novo: “E você? Vai deixar o Brasil ir pro buraco?”. A resposta, obviamente, é negativa. E se ouvem, então, palavras contra a corrupção e em favor da manifestação.

Participam do vídeo, além de Suzana, Marcelo Serrado, Dani Suzuki, Juliano Cazarré, Juliana Paes, Malvino Salvador, Dudu Azevedo, Evandro Mesquita e Márcio Garcia. É gente que ganha o seu sustento sem ter de ficar de joelhos para o governo. E que não se deixa intimidar. Será que são “de direita”? A resposta: são democratas! Estão cansados da rotina da empulhação, da patrulha e da roubalheira.

Não estão ali em razão de uma ideologia. O que os une é a vergonha na cara! Parabéns a todos eles pela coragem!

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.