Pingo Final: Dilma tenta acalmar população, mas acaba convocando para manifestação

  • Por Jovem Pan
  • 09/03/2015 10h23

A presidenta Dilma Rousseff lança Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de EmpresasPresidente Dilma Rousseff lança o Programa Bem Mais Simples Brasil

Meu pingo final vai para o protesto contra o governo Dilma e em favor do impeachment marcado para o próximo domingo. No dia 23 do mês passado, eu tratei do assunto aqui e informei que o governo já tinha sim o receio de que a manifestação pudesse juntar milhares de pessoas. A esperança de desmobilização estava na lista de Janot. Na sua forma original, deveria trazer figurões da oposição e aliviar o peso dos ombros de Dilma, mas não foi possível, afinal não havia porque, vamos dar um nome, Aécio Neves estar lá.

Os que, no Palácio, alimentavam alguma dúvida sobre a manifestação do dia 15 certamente ficaram mais temerosos depois deste domingo. Sem querer, é certo, Dilma fez uma espécie de convocação para o protesto. De tal sorte, seu discurso parecia alheio à realidade. De tal sorte, sua fala soou oportunista, especialmente porque usou como pretexto o Dia Internacional da Mulher, que o resultado foi aquele que se viu: milhares de pessoas, Brasil à fora, repudiaram a fala de presidente e ela provou, uma vez mais, que pode ser sua principal adversária.

Dilma errou no conteúdo, no tom e na oportunidade. Resta torcer para um pouco de juízo. De hoje até domingo, espera-se que Governo Federal e PT invistam na diminuição de tensões, não na exacerbação dos conflitos. Sim, o povo vai às ruas, que o faça em paz e em ordem.