PNAD anual mostra que desemprego subiu e traz perspectiva ruim para o futuro

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2014 16h10

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que o desemprego subiu no ano passado, pela primeira vez desde 2009. A renda subiu, mas a desigualdade também cresceu, algo que não acontecia desde 2001. São dados que mostram que a desaceleração econômica vem refletindo no mercado de trabalho, de acordo com o professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, Hélio Zylberstjan.

“Há um ano atrás, essa PNAD anual já estava mostrando que havia uma virada na tendência do mercado de trabalho e na situação social em geral. O desemprego cresceu, pela primeira vez. (…) O fato é que ele cresceu entre 2012 e 2013. Então, há um ano atrás, já havia sinais de que a coisa estava mudando”, disse o professor, confirmando também que a pesquisa é de 2013.

Segundo Hélio, esse resultado indica que haverá uma piora no levantamento deste ano, que está sendo feito neste mês.

“É uma pena que o IBGE leva tanto tempo pra divulgar. (…) Nós vamos saber só daqui um ano o retrato que está sendo tirado agora. Mas deixa eu esclarecer também mais uma coisa: essa PNAD anual vai ser substituída pela PNAD trimestral, que já começou a ser feita”, explicou.

Confira no áudio acima a entrevista completa do professora da USP.