PNAD anual mostra que desemprego subiu e traz perspectiva ruim para o futuro
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que o desemprego subiu no ano passado, pela primeira vez desde 2009. A renda subiu, mas a desigualdade também cresceu, algo que não acontecia desde 2001. São dados que mostram que a desaceleração econômica vem refletindo no mercado de trabalho, de acordo com o professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, Hélio Zylberstjan.
“Há um ano atrás, essa PNAD anual já estava mostrando que havia uma virada na tendência do mercado de trabalho e na situação social em geral. O desemprego cresceu, pela primeira vez. (…) O fato é que ele cresceu entre 2012 e 2013. Então, há um ano atrás, já havia sinais de que a coisa estava mudando”, disse o professor, confirmando também que a pesquisa é de 2013.
Segundo Hélio, esse resultado indica que haverá uma piora no levantamento deste ano, que está sendo feito neste mês.
“É uma pena que o IBGE leva tanto tempo pra divulgar. (…) Nós vamos saber só daqui um ano o retrato que está sendo tirado agora. Mas deixa eu esclarecer também mais uma coisa: essa PNAD anual vai ser substituída pela PNAD trimestral, que já começou a ser feita”, explicou.
Confira no áudio acima a entrevista completa do professora da USP.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.