Porto Seguro e sul da Bahia: um destino histórico e relaxante
Olá, ouvintes. Eu sou Silvio Cioffi e no Minuto Turismo vamos imaginar uma viagem para Porto Seguro e o litoral sul da Bahia.
Porto Seguro tem 140 mil habitantes e foi lá, no dia 22 de abril de 1500, que o fidalgo Pedro Álvares Cabral se tornou oficialmente nosso primeiro visitante português.
Hoje, a região, que recebe turistas de todas as partes do Brasil, preserva sua área de reserva onde vivem os índios pataxós. Na lista dos passeios históricos, a Rota do descobrimento leva ao Memorial da Epopéia do Descobrimento, que alude à expedição cabralina.
Para relaxar, o exclusivo Complexo de Lazer Tôa-Tôa, na praia de Taperapuã, oferece passeios de banana-boat e até pista de dança. Mas também dá para visitar as grandes cidades da Bahia e, nos arredores, escapar para praias e vilas menos exploradas como a Península de Maraú e Itacaré.
Já Ilheus, onde vivem 220 mil pessoas, embasa sua histórias nas plantações de cacau num passado que ambienta nosso imaginário literário desde que Jorge Amado publicou o romance “Gabriela, Cravo e Canela”, em 1958.
A casa onde o escritor passou a infância, hoje um centro cultural, guarda objetos e fotos do autor. E você, também vai descobrir o que é que o sul da Bahia tem?
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.