Promotor venezuelano se arrepende e expõe truculência de chavismo de Maduro

  • Por Jovem Pan - Nova Iorque
  • 29/10/2015 12h22
  • BlueSky
Leopoldo López EFE Leopoldo López

O promotor lança suas acusações contra quem realmente merece. Ele é o venezuelano Franklin Nieves e seu alvo é o regime chavista. Como isto é possível se gente levar em conta que o chavismo desgovernado por Nicolás Maduro é quase uma ditadura?

A resposta: Franklin Nieves pediu asilo nos Estados Unidos e faz as acusações de Miami.. Primeiro foi um relato de quatro minutos num vídeo no YouTube. Agora são as denúncias sobre a farsa judicial do chavismo em sucessivas entrevistas à imprensa desde que ele chegou aos EUA no final de semana com sua mulher e duas filhas.

Nieves foi um dos dois promotores no caso que levou à condenação e pena de 13 anos de prisão para Leopoldo López, um dos principais líderes da oposição ao chavismo. Nieves diz que foi intimidado, mas sua consciência falou mais alto. Em uma entrevista ao Wall Street Journal, ele secou as lágrimas ao pedir perdão aos venezuelanos, a Leopoldo López e à sua família. Uma filha de Nieves ia à mesma escola da filha de López. No veredito do promotor Nieves, Leopoldo López é inocente e o regime chavista é culpado.

Nieves sabe como o chavismo é perigoso. A truculência da gangue de Nicolás Maduro é cada vez mais flagrante. A deserção e as denúncias de Nieves devem agravar a crise política na Venezuela e dar mais munição à oposição semanas antes das eleições parlamentares. Pelas pesquisas, o chavismo deve sofrer uma derrota sem precendentes e em princípio perder o controle da Assembleia Nacional. Isto é claro se as eleições forem transparentes e os resultados respeitados.

Nicolás Maduro age como se espera dele. Fez discurso esta semana denunciando golpismo e dizendo para a massa chavista que o regime precisa ganhar a eleição de qualquer jeito. A informação do Brasil é a de que o Tribunal Superior Eleitoral não acatou as ordens da presidente Dilma Roussef para enviar uma equipe de observadores à Venezuela para dar legitimidade às fraudes eleitorais de Nicolás Maduro. Seu regime no trocadilho infame e abusado está cada vez mais podre.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.