Quem acha que corrupção é só do PT não conhece o ser humano

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2016 13h58
Ex-funcionário da Comperj protesta em frente à sede da Petrobras no Rio de Janeiro EFE / Marcelo Sayao /Archivo Ex-funcionário da Comperj protesta em frente à sede da Petrobras no Rio de Janeiro

Pronunciada, a presidente afastada da República vai agora ao julgamento. Agora, a Lava Jato chega às portas do PSDB, informa o jornalista Elio Gaspari na Folha de S. Paulo. Ele analisa a revelação de que em 2010 a Odebrecht colocou R$ 23 milhões na campanha presidencial do ministro José Serra (PSDB).

E a Polícia Federal não para com ações na Operação Irmandade, a Operação Miragem, Operação Mar de Lama. Além disso CPI na Alesp investiga questiúnculas, pois a impressão é de que há coisas muito maiores do que o investigado na máfia da meredna.

Quem imagina que a corrupção era só do Partido dos Trabalhadores nos últimos 13 anos, não tem noção do que é o ser humano. A corrupção é um crime tão velho quanto a história da civilização.

Em 56 a.C. já havia uma “lex Julia” que punia o pretor romano que vendia sentenças. Depois houve a distinção entre corrupção e concussão.

A corrupção é um ato de vontade, um ato voluntário, que envolve os dois indivíduos. Na concussão, há a vítima, a coerção, violência.

Não é o caso exclusivo de um partido político que crusou o século XX. O certo é que a sociedade brasileira está ficando cansada de tanta corrupção. Todavia é preciso ir até o fundo do poço para levantar tudo e tornar tudo transparente.

Precisamos tentar, pelo menos, reconstruir uma nova civilização em nosso País.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.