Quem fará “dever de casa” para investigar rombo na pensão da Petrobras?

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2014 15h42

Nêumanne, o déficit de 22 bilhões de reais dos fundos de pensão prenuncia alguma coisa?

Recentemente, no meio do noticiário dos escândalos seguidos da Petrobras, saiu a notícia de que o fundo de pensão da maior estatal brasileira, o Petros, era suspeito de uma fraude. O Postalis, que é o fundo de pensão do correio, correio cuja administração produziu a primeira denúncia de corrupção que levou ao escândalo do mensalão, também era a mesma coisa.

Agora vemos a notícia em manchete no jornal Estado de São Paulo deste domingo, de que os fundos de pensão, todos eles administrados por sindicalistas que normalmente são ligados a CUT, ou seja, ao PT, tiveram déficit recorde de 22 bilhões de reais em 2013, mais do que o dobro do ano anterior, e contam com a ajuda do governo para evitar que empresas e participantes tenham que aportar dinheiro em seus planos de previdência.

Houve uma mudança na regulamenteção limitada a 10% do patrimônio do deficit em 1 ano. Ao superar esses patamares, os planos eram obrigados a apresentarem uma proposta de solução no ano seguinte. A pedido dos fundos, o governo, que é muito simpático aos sindicalistas do PT, para dizer o mínimo, mudou a regra. O teto do déficit passou para 15% em 2013, e aí o déficit subiu mesmo.

Bom, a primeira conclusão disso é que eles são muito mal administrados, também ninguém iria esperar que sindicalistas fossem gênios da gestão. Agora, tudo isso é a hipótese boa, afinal tudo indica que esse dinheiro é administrado da forma mais irresponsável possível, mas não adianta lidar com ‘tudo indica’.

O que eu me pergunto é por que o PSDB, o PSB, o PSOL, os partidos que se dizem de oposição, ainda não prestaram atenção, ainda não puseram os seus gênios da economia e contabilidade para verificar o que realmente acontece, e denunciar para a sociedade. A oposição prefere o foguetório das CPIs, do que dá notícia, do que dá televisão, etc, em vez de fazer esse dever de casa. A nação precisava de um dever de casa desse pra saber pra onde tá indo esse rombo dos fundos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.