A questão agora é saber quanto tempo Cerveró ficará preso

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2015 17h50

Pergunta: Nêumanne, com a prisão de Nestor Cerveró, o ciclo em relação a Operação Lava-Jato se fecha ou ainda tem alguma coisa em aberto?

Resposta: Hoje cedo, quando tomei conhecimento da notícia da prisão de Nestor Cerveró, a primeira coisa que me ocorreu foi uma espécie de euforia porque eu imaginei que ele voltou certo de que iria depor em Curtiba e depois iria pra Londres, tal foi a sua facilidade de deixar o país. E no fim ele foi preso, a questão agora é saber quanto tempo ele vai ficar preso.

Por que a pergunta? A pergunta é muito simples, logo depois da notícia de Nestor Cerveró, eu recebi um e-mail do meu amigo Ruben Novaes em que ele lembra umas coisas meio intrigantes a respeito do caso. Cerveró na verdade era o último participante de um partido que não é o PT que ainda não tinha sido preso.

Veja bem, os dois elementos chaves da história, o doleiro Albverto Youssef e o petroleiro Paulo Roberto Costa, o Paulinho do Lula, não tinham ligações próximas com o PT. O Youssef era ligado a José Janene, do PP, e o Paulo Roberto Costa do esquema de Renan Calheiros, do PMDB, depois foi adotado pelo Lula como Paulinho, mas a origem era essa.

Bom, a delação premiada dos dois levou a prisão de várias pessoas: Fernando Baiano que era o lobista do PMDB na história, o irmão do ministro Negromonte. Agora, levou a prisão o Renato Duque que logo foi soloto por decisão de Teori Zavascki. enato Duque chefiava uma diretoria importante subordinada a Pedro Barusco que era um gerente, devolveu 100 milhões de dólares de propinas que ganhou, deve se imaginar o quanto roubou, no entanto ele foi solto.

O João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, lembrou bem Rubem Novaes também ainda não foi preso, ao contrário de Fernando Baiano e do irmão do ministro Negro Monte. Ou seja, há uma confiança total no trabalho do ministro Sérgio Moro, mas com o aparecimento daquilo que muito corretamente que Eduardo Cunha chamou de alopregem no caso do tal policial que denunciou Anastasia e Eduardo Cunha, é bom a gente ficar prestando atenção e lembrando em certas coisas, né?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.