Raul Castro e Obama devem ser aplaudidos

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2014 17h19

Pergunta: Nêumanne, qual é a importância histórica da nova política que acaba de ser anunciada por Barack Obama, presidente dos Estados Unidos?

Resposta: Um dos maiores equívocos diplomáticos e políticos do século tem sido o bloqueio mantido pelos Estados Unidos em torno de Cuba, numa tentativa de asfixiar aquela ilha lá no pé da Florida, o que sempre significou uma perspectiva de ameaça a segurança Nacional dos Estados Unidos quando Fidel Castro prestava vassalagem para a União Soviética.

A União Soviética já foi dissolvida a muito tempo, o império Soviético caiu, agora o seu substituto, o russo, o Putin, também está derretendo junto com […], e continuava a política de bloqueio. Uma política estúpida que estrangulou o povo cubano, mas não amoleceu em nenhum momento a tirania dos irmãos Castro, agora exercida em nome de Fidel pelo irmão dele, Raul, e coroando uma série de episódios lamentaveis, as intervenções externas americanas. O mais famoso dos quais, sobre a égide do charmosíssimo presidente John F. Kennedy […] a invasão mal sucedida, sem contar as tentativas também mal sucedidas de assassinato de Fidel Castro.

Fidel Castro hoje é uma espécie de bufão da cena internacional, tirando contra […] homessexuais, por exemplo, não representa mais risco para os Estados Unidos e já estava mais do que na hora de Obama mudar essa política estabelecendo como estabeleceu novas relações com Havana.

É um momento histórico, talvez do ponto de vista do século XX, é no século XXI um momento histórico que poderia ter acontecido no século XX. De qualquer maneira, o que está acontecendo agora, Raul Castro e Obama devem ser aplaudidos. Agora, ninguém vai imagniar que Cuba vai virar uma nova China, não tem nada a ver, as condições de Cuba são muito debilitadas economicamente, por mais que haja uma grande atração de turismo e pelo próprio charme da história da ilha, vai ser difícil a recuperação econômica, mesmo sem bloqueio americano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.