Reversão da crise deve garantir um desempenho melhor do consumo

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2016 18h55
Gabriel Rosa/SMCS Mulher faz compras em mercado de Curitiba

O consumo tem apresentado resultados mais favoráveis pontualmente, mas o fato é que, ao contrário do que aconteceu na crise de 2008 e 2009, desta vez não vai ser o consumo que vai alavancar uma reversão da crise econômica, mas sim a reversão da crise que deve garantir um desempenho melhor do consumo. Porque o consumidor brasileiro continua convivendo com fatores muito adversos.

A inflação, mesmo com uma tendência de queda, ainda pesa muito no orçamento das famílias, ainda compromete o poder de compra. Os juros continuam avançando, batendo recordes em várias linhas de crédito e financiamento, além de todas as linhas impostas pelo sistema financeiro por receio do avanço do calote, da inadimplência. E tem a preocupação maior, que é o desemprego, que também está avançando. Traz problemas concretos para as famílias, que já sentem essa questão da perda do emprego, e esse é um fator que mexe também com a confiança do consumidor na hora de assumir dívidas, na hora de assumir despesas maiores.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

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