“Rio: primeiras poses – Visões da Cidade a partir da chegada da fotografia” homenageia 450 anos do RJ

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2015 21h50
Reprodução/Youtube Rio: primeiras poses - Visões da Cidade a partir da chegada da fotografia

O Instituto Moreira Salles celebra os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro com a exposição “Rio: primeiras poses – Visões da Cidade a partir da chegada da fotografia”.
Em entrevista a Mona Dorf, o curador da exposição Sergio Burgi contou que a exposição aborda um período de tempo de 1840 até 1930. “Trabalhamos com um recorte temporal. A exposição vai de 1840 até 1930. Esse é um período que cobre todo o segundo reinado, durante o qual D. Pedro II permaneceu 50 anos a frente do Governo brasileiro e as quatro décadas da República Velha”, disse.

A exposição conta com 450 imagens a partir de um acervo de 10 mil fotos. Entre os fotógrafos estão: Abraham-Louis Buvelot, Georges Leuzinger, Victor Frond, Augusto Stahl, Revert Henri Klumb, Albert Henschel, Marc Ferrez, Joaquim Insley Pacheco, Hubner e Amaral, Carlos Bippus, Lopes, José dos Santos Affonso, Thiele, W. Kollien, Augusto Malta e Guilherme Santos.

Vale destacar que Marc Ferrez é o único entre os fotógrafos reunidos na mostra a atravessar os dois séculos. “Todos eles no seu conjunto criaram esse grande repertório visual sobre o RJ naquele período”, comentou Burgi.

Na exposição, o visitante contará com as fotos originais e “ao mesmo tempo, três momentos de uso da tecnologia que permitem experiência de imersão que são muito importantes”. Organizada em seis ambientes dispostos em ordem cronológica, a exposição apresentará cerca de 250 fotografias originais, nas paredes e em vitrines, e mais três conjuntos de imagens em estruturas multimídia: espaço de projeção em 2,20 x 9 m, dois mapas interativos comandados por telas touchscreen e dois monitores com 75 fotos estereoscópicas cada, com visualização em 3D.

“Há um elemento contado pelos próprios moradores e protagonistas da cidade, não necessariamente pelo olhar do fotógrafo profissional”, finalizou o curados da mostra.

A exposição está aberta para visitação desde o dia 28 de fevereiro até o dia 31 de dezembro de 2015 e faz parte da programação especial dedicada aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Confira abaixo o vídeo do Instituto Moreira Salles sobre a exposição:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.