Saiba como lidar com as mudanças hormonais dos seus pets
O consultor em comportamento animal Alexandre Rossi fala, no boletim Pet na Pan, sobre a atitude de cadelas quando estão no cio.
O Dimitri Alves tem duas cadelas. Quando a mais velha entra no cio ela fica arrancando tufinhos de pelo e subindo em cima da irmãzinha mais nova, como se fosse um macho. O que fazer?
Esse comportamento é bastante normal, não só em cães, mas em muitos outros mamíferos. Antes ou logo após entrar no cio, existem mudanças hormonais que podem fazer com que a fêmea tenha alguns comportamentos de machos.
Em vacas, por exemplo, a gente coloca elas mais próximas umas das outras para saber quem está subindo em quem. Assim, você percebe quem está para entrar no cio e quem já está no cio. É um comprtamento normal e que se estiver causando briga, pode ser evitado através da castração.
Quando a gente castra as fêmeas, os ovários não vão produzir mais determinados hormônios e a oscilação hormonal para. Aí ela não vai se comportar mais desse jeito, mas pode, de vez emq aundo, subir na irmãzinha como uma brincadeira.
Se estiver incomodando muito a outra cadela, a gente precisa protegê-la. Uma maneira de se fazer isso é colocar de vez em quando a guia na cadela que sobe na outra e quando ela for fazer isso a gente impede falando “não”.
Normalmente causando estas frustrações no momento em que ela estiver mais agitada, já deve melhorar muito esse comprtamento.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.